sábado, 20 de fevereiro de 2010

(MAIS DO QUE) HORA DE PARTIR

Agora eu vou. Terei que cumprir. Anunciar ao vento não oficializa o compromisso. Confirmar publicamente e por escrito é documento. O destino é incerto. Algum lugar. Não quero mais ficar engessado, prisioneiro de mim mesmo, apático e apreciando "a minha outra vida lá fora".
Tenho pessoas que me estimam além das grades de ferro. Tenho projetos e planos descritos no mundo virtual e salvos no arquivo de meu computador (que é portátil, para ser levado a qualquer lugar). Tenho metas que são interceptadas e corroídas no espaço limitado da área que encarcera a criação e a imaginação.
Abomino a mesquinhez da vida alheia, quero fatos novos, ideias, debates, evolução. Deixo as chacrinhas para os restritos e apavorados. Prefiro desligar o botão a ter que reclamar que a programação da tv é ruim e ficar na sala de jantar ... nascer e morrer... nascer e morrer!
É pecado ferir o próprio ser, macular seus ideais e ferir seu projeto de vida. Ele pode parecer tosco a alguns, interessante a outros, mas é essencial a quem o cria. Cada qual no seu quadrado, mas não aquele que delimita, impõe, castiga, castra e te cega.
Chega, não quero mais morrer aos poucos, me dissolver, me fazer putrefar. Quero me reciclar, ser reinventado a cada dia, a cada instante. Desenvolver, deslizar, cair, errar, levantar e descobrir. Não quero ser normal, me deteriorar. Quero ser excepcional. Nada de morno pois serei vomitado.
Basta de me esconder do sol que me chama com seus raios e eu, teimoso e antipático, me recluso. Ignoro o calor dele e me abrigo num frio existencial, na morbidez dos tolos e malditos. Vim a este mundo pra cumprir o ciclo, não pra "desviver", morrer gradativamente. Quando vier o "ponto final", que assim o seja. Por ora, estou "em pausa". Não é pra mim.
Acabou, quero o movimento que gere movimento. Aquela sensação anterior de "quem não ousa, repousa!". Meu conforto é outro, não é o esconderijo. Escuridão, só a da noite e não a das trevas. O silêncio que seja o do descanso e/ou da reflexão e não o do tédio. Quero novidade, quero reinventar, quero recordar sem ser nostálgico ortodoxo.
A convivência num ambiente sem tempero e nem tesão é inócua, inválida e letárgica. Deixo plantados os que têm raiz. Tenho pés e pernas, não raízes. Fui feito pra caminhar, parar, voltar (mas não retroceder).
Vou embora. Vou sim! Antes que eu pare de verdade. Meu organismo me chama para o exercício (na teoria e na prática) e quer me afastar da palidez e do insosso.
Tô rasgando mais uma página!

Um comentário:

  1. MEU ETERNO MESTRE DAS LETRAS - LUCIANO DEMÉTRIUS - ANTES DE MAIS NADA QUERO ME ANTECIPAR E LHE DIZER QUE UMA DAS PESSOAS QUE O ESTIMAM PARA ALÉM DAS GRADES DE FERRO SOU EU. SEU TEXTO É, SEM DÚVIDAS, DE MEXER COM A INÉRCIA (OU SONO NO TOPO DO MASTRO) DE QUALQUER IMORTAL... FALO IMORTAL PORQUE SOU UM DELES. ESSE SEU POSICIONAMENTO ME AGUÇOU A MEMÓRIA E ME FAZ REFLETIR SOBRE AS ATITUDES OU FALTA DELAS EM MOMENTO TÃO OPORTUNO QUANTO O QUE VIVO. DE REPENTE, FORAM-SE EMBORA OS SONHOS, PROJETOS E ATÉ MESMO A VONTADE DE VIVER. FAZENDO UMA REFLEXÃO, DE DEZ ANOS PARA CÁ, PERCEBI QUE DEIXEI MUITO DE MIM POR TÃO LONGO TEMPO!!!! QUE HORROR!!! MUITOS FORAM OS ENSINAMENTOS, GANHOS, PERDAS, DERROTAS E VITÓRAS. BEM, POR ÚLTIMO, CONCLUÍ: "AGORA INEXISTEM OS BENS MATERIAS DE OUTRORA, O "BOM EMPREGO", O NOME DE HERÓI, A VIDA FARTA DE TUDO O QUE SE PODE IMAGINAR EM TERMOS DE "FACILIDADES"; OS PAIS TAMBÉM SE FORAM - NÃO HÁ A FIGURA CONCRETA DAQUILO QUE SE PODE CHAMAR DE FAMÍLIA. INEXISTEM EXPECTATIVAS E ATÉ MESMO CORAGEM!!! NUNCA COMPREENDI MUITO BEM PORQUE TIVE QUE PASSAR POR TUDO ISSO (SER LAPIDADO, TALVEZ)". AGORA, QUE AINDA ME RESTA UMA FORÇA INTERIOR FORTE O BASTANTE PRA MUDAR A ROTA E RECOMEÇAR TAMBÉM GANHO ASAS E VOU EM BUSCA DA SUPERAÇÃO DE TUDO. QUERO DESTACAR QUE VC PROF. LUCIANO, FOI UMA DAS PESSOAS QUE DEUS ME PRESENTEOU NESSE PERÍODO DE 10 ANOS. TENHO QUE AGRADECER A DEUS PORQUE VC, COMO TANTOS OUTROS, PASSARAM A FAZER PARTE DA VIDA DE ALGUÉM QUE CARREGA MUITOS SONHOS NA ALMA E NAS TÁBUAS DO CORAÇÃO. SEI QUE POSSO VENCER, CLARO QUE O MÉRITO SERÁ SEMPRE COMPARTILHADO COM PESSOAS DIGNAS COMO VC E OS DEMAIS QUE SE FIZEREM DIGNOS... TUDO O QUE TENHO A LHE DIZER É QUE POR ONDE QUER QUE ANDARES SABERÁS QUE EXISTEM MUITOS FÃS QUE O ADMIRAM E TORCEM SEMPRE PELAS SUAS REALIZAÇÕES EM SUA VIDA. O TEMPO EXIGE MUDANÇAS, ATITUDES FIRMES E, ACREDITE, VC JÁ É UM GRANDE VENCEDOR... ABRAÇO FRATERNO - OSIAS NEVES

    ResponderExcluir